Constantes: Guia para Iniciantes na Programação
Curiosidades,  Linguagens de Programação

Constantes: Guia para Iniciantes na Programação

Se você está começando a aprender programação, é importante entender o conceito de constantes. Sendo assim, as constantes são valores fixos que não podem ser modificados durante a execução do programa. Elas são utilizadas para armazenar valores que não precisam ser alterados, como valores numéricos ou textos. Confira Constantes: Guia para Iniciantes na Programação.

O que são constantes?

As constantes são valores fixos que são atribuídos a uma variável uma única vez. Elas são utilizadas para armazenar valores que não precisam ser alterados durante a execução do programa. Isso é útil quando você deseja garantir que um valor não seja modificado acidentalmente, como por exemplo, uma taxa de juros.

Constantes: Guia para Iniciantes na Programação

Como declarar constantes

A declaração de constantes varia de acordo com a linguagem de programação. Portanto, em linguagens como C, C++ e Java, é necessário usar a palavra-chave “const” antes da declaração da variável. Já em Python, é necessário usar a palavra-chave “final” ou “const”. Além disso, em algumas linguagens, é necessário especificar o tipo de dado da constante.

Exemplo de declaração de constantes:

  • C: const int taxaDeJuros = 10;
  • Python: TAXA_DE_JUROS = 0.1
  • JavaScript: const TAXA_DE_JUROS = 0.1

Utilizando constantes no código

Uma vez que as constantes são declaradas, elas podem ser utilizadas no código da mesma forma que as variáveis. No entanto, é importante lembrar que elas não podem ser modificadas. Isso pode causar erros no código se você tentar mudar o valor de uma constante.

Conclusão

As constantes são valores fixos que são úteis para armazenar valores que não precisam ser alterados durante a execução do programa. Elas são declaradas de forma diferente em diferentes linguagens de programação, mas são utilizadas da mesma forma. Sendo assim, ao aprender a utilizar constantes, você estará um passo à frente em sua jornada de aprendizado de programação.

Leia mais sobre as constantes na programação clicando aqui. Você poder ler mais dos nossos artigos clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *