Criando Funções em Dart: Guia para Iniciantes
Dart,  Dicas,  Linguagens de Programação

Criando Funções em Dart: Guia para Iniciantes

As funções são blocos de código que podem ser reutilizados várias vezes em um programa. Elas ajudam a tornar o código mais modular e fácil de entender. Portanto, em Dart, criar funções é uma parte fundamental da programação. Confira: Criando Funções em Dart: Guia para Iniciantes.

Declaração de função em Dart

Primeiramente, para criar uma função em Dart, use a palavra-chave “void” (que significa “vazio”) seguida pelo nome da função e um conjunto de parênteses. Dentro dos parênteses, você pode adicionar argumentos que serão usados ​​pela função. Em seguida, adicione um conjunto de chaves e escreva o código que deseja que a função execute.

void nomeDaFuncao(argumento1, argumento2, ...) {
  // código a ser executado pela função
}

Retorno de valor em funções Dart

Em algumas situações, você pode querer que uma função retorne um valor. Para fazer isso, adicione o tipo de valor que a função retornará (por exemplo, “int”, “double” ou “String”) antes do nome da função. Em seguida, adicione a palavra-chave “return” seguida pelo valor que deseja retornar.

tipoDeValor nomeDaFuncao(argumento1, argumento2, ...) {
  // código a ser executado pela função
  return valor;
}

Parâmetros opcionais em funções Dart

Sendo assim, você também pode adicionar parâmetros opcionais às funções em Dart. Para fazer isso, adicione colchetes ao redor do nome do parâmetro. Isso indica que o parâmetro é opcional. No entanto, se o valor do parâmetro não for fornecido ao chamar a função, o valor padrão será usado.

void nomeDaFuncao(argumento1, [argumento2]) {
  // código a ser executado pela função
}

Funções anônimas em Dart

As funções anônimas são funções sem nome. Elas são usadas quando você precisa de uma função em um local específico do seu código. Em vez de criar uma função nomeada, você pode criar uma função anônima, por exemplo.

funcaoAnonima(argumento1, argumento2, ...) {
  // código a ser executado pela função
}

Conclusão

As funções em Dart são uma parte fundamental da programação. Portanto, elas ajudam a tornar o código mais modular e fácil de entender. Neste artigo, exploramos como criar funções em Dart, como usar parâmetros opcionais e como criar funções anônimas. Com prática e paciência, você pode se tornar um programador de Dart experiente e criar aplicativos incríveis.

Confira mais informações sobre a linguagem Dart na documentação oficial. Você também pode ler mais artigos como este clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *