Dart: Conheça a Linguagem Criada pela Google
Desenvolvimento Web,  Dicas

Dart: Conheça a Linguagem Criada pela Google

A linguagem Dart é uma linguagem de programação criada pela Google com o objetivo de desenvolver aplicativos para web, mobile e desktop. Primeiramente, ela é uma linguagem de alto nível, o que significa que é fácil de ler e escrever, e tem uma sintaxe semelhante ao Java e JavaScript. Portanto, neste artigo, você vai saber mais sobre: Dart: Conheça a Linguagem Criada pela Google.

O que é a linguagem Dart

Dart é uma linguagem de programação orientada a objetos que permite a criação de aplicativos para web, mobile e desktop. Ela foi criada pela Google e lançada em 2011. A linguagem Dart é usada para desenvolver aplicativos para o sistema operacional Android e para o framework de desenvolvimento de aplicativos Flutter, por exemplo.

Como a linguagem Dart é estruturada

A linguagem Dart é estruturada em classes e objetos. As classes são como os moldes para criar objetos, e os objetos são as instâncias desses moldes. Sendo assim, cada objeto tem seus próprios atributos e métodos, e pode interagir com outros objetos de maneira específica.

Como escrever um código simples em Dart

Para escrever um código simples em Dart, você precisará de uma IDE (Integrated Development Environment) como o Visual Studio Code ou o Android Studio. Em seguida, crie um novo arquivo com a extensão “.dart” e digite o seguinte código:

void main() {
  print("Hello, Dart!");
}

Este é um programa simples que imprime a string “Hello, Dart!” na tela. A função “main()” é a função principal do programa, e é aqui que o código será executado. A função “print()” é usada para imprimir uma string na tela.

Conclusão

Sendo assim, a linguagem Dart é uma linguagem de programação poderosa e fácil de usar criada pela Google. Ela permite a criação de aplicativos para web, mobile e desktop e é estruturada em classes e objetos. Portanto, se você está interessado em aprender a programar com Dart, recomendamos começar com o código simples acima e explorar as diversas ferramentas e recursos disponíveis.

Você pode ler mais artigos como este clicando aqui.

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *