Git ou GitHub, qual é a diferença?
Afinal devo utilizar o Git ou GitHub? Qual a diferença entre os dois? Neste artigo vamos esclarecer as diferenças para que você nunca mais fique na dúvida.
O que é o Git?
O Git é um sistema de versionamento de versões de arquivos. Nele, uma equipe pode colaborar simultaneamente em um mesmo projeto. Linus Torvalds projetou o Git enquanto ele desenvolvia o Linux e foi adotado para vários outros projetos.
Assim como o Linux, o GitHub, desenvolvido por Linus é um software de código aberto. O Git permite que os colaboradores de um projeto possam editar e criar arquivos e armazena um histórico. Esse histórico funciona como “nós” no tempo e podem ser restaurados sempre que ocorrer algum problema no desenvolvimento do projeto.
O que é o GitHub?
O GitHub, por sua vez, é uma plataforma para armazenar os seus projetos. Pense nele como uma rede social só que ao invés de compartilhar suas fotos você irá compartilhar seus códigos. Essa plataforma pode funcionar como armazenamento (com versionamento utilizando junto ao Git) ou como um portfólio particular.
Com seu projeto armazenado no GitHub você pode facilmente criar uma cópia do repositório em qualquer computador e atualizar o seu projeto. O GitHub só suporta o Git como plataforma de versionamento, por isso vemos tanto Git e GitHub como um só.
Conclusão
Como desenvolvedores, é de extrema importância conhecer ferramentas como o Git e o GitHub, para se manter atualizado e familiarizado com ferramentas que facilitam e muito na hora de codar. Não esqueça de manter seu perfil no GitHub com as versões mais atualizadas dos seus projetos!
Você como programador experiente ou iniciante, deve ter visto muito sobre o Git ou GitHub. Espero que esta publicação tenha te ajudado de alguma forma. Se você quiser saber mais sobre o Git e o GitHub fique ligado no blog para acompanhar os novos artigos.
One Comment
Pingback: