PROGRAMAÇÃO
Se você está começando a sua jornada na programação Java, entender o conceito de Orientação a Objetos é fundamental.
A Orientação a Objetos (OO) é um paradigma de programação que se baseia na ideia de que o mundo pode ser modelado como objetos que têm características (atributos) e comportamentos (métodos).
Em Java, a base da Orientação a Objetos são as classes e os objetos. Uma classe é um modelo ou um plano que descreve as características e os comportamentos de um objeto.
É a ideia de que os detalhes internos de uma classe devem ser ocultos e acessados apenas por métodos públicos. Isso evita que dados sejam manipulados de forma inadequada.
Permite que uma classe herde características e comportamentos de outra. Por exemplo, uma classe "CarroEsportivo" pode herdar de "Carro" e adicionar métodos específicos para carros esportivos.
– Reutilização de código: Você pode reutilizar classes em diferentes partes do seu programa. – Facilidade de manutenção: O código é mais organizado e fácil de manter. – Modelagem do mundo real: OO permite modelar objetos do mundo real, o que facilita a resolução de problemas complexos.
Confira o artigo completo